quinta-feira, 31 de março de 2011

Para ser salva deve a mulher dar à luz filhos? 1ª.Timóteo 2.15

Para melhor esclarecimento favor ler na Bíblia o texto em 1ª.Timóteo 2.8-15
O apóstolo Paulo está mostrando a ordem que Deus estabeleceu para o homem e para a mulher antes e depois de terem caído em desobediência.
O contexto não está sendo direcionado ao ‘marido’ e à ‘esposa’ como algumas versões bíblicas indicam e sim ao ‘homem (varão) e à mulher (varoa).
O versículo 15 está dizendo que Deus não põe de lado a solene marca do divino julgamento que foi dado em Gênesis 3.16 - “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez, em meio de dores darás à luz filhos...”; esse é o assunto maior do versículo que estamos considerando em 1ª.Timóteo. É o governo de Deus nisso que permanece até os dias de hoje.
Mas Deus, em Sua misericórdia, atua intervindo de maneira providencial, trazendo socorro e consolo nesse momento pelo qual a mulher tem que passar para ser mãe.
O socorro prometido, porém, é condicionado pela permanência “na fé e amor e santificação, com bom senso”. Logicamente o apóstolo está se referindo à mulher que já é salva e que permanece no exercício dessa nova vida, pois, “a fé, amor e santificação, com bom senso” são características que pertencem a alguém que tem “nova vida”.