quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atos 20. 7 - 12

A reunião...

Os cristãos estavam naquele cenáculo, no primeiro dia da semana (domingo), com a finalidade de ‘partir o pão’, era uma reunião específica para lembrar a morte do Senhor até que Ele venha (1 Coríntios 11.26).

O apóstolo Paulo estava ‘entre eles’ com a mesma finalidade. Eles não estavam ali para ouvir Paulo, mas para ‘partir o pão’.

Teríamos muito proveito em nos deter neste tão precioso assunto que é o partir do pão e seus significados, mas o objetivo do assunto é outro.

A oportuna presença de Paulo, e talvez não houvesse outra, foi que levou o apóstolo a dirigir ‘um prolongado discurso’ aos privilegiados ouvidos que o ouviam.

Não estavam reunidos em segredo ou em trevas – havia muitas lâmpadas para iluminar o local onde estavam reunidos.

O Cenáculo...

Este local era no terceiro piso (vs.9).

Em 2 Coríntios 12 o apóstolo não menciona ‘eu’ quando esteve no terceiro céu, e sim diz: “conheço um homem”.

Na assembléia não deveria haver lugar para o “eu”. O verdadeiro conhecimento desse lugar elevado nos faz excluir o ‘eu’.

Cada época da história da Igreja ilustra e demonstra a verdade do fato de que o ‘EU’ com as suas obras odiosas tem sido a causa de toda contenda e divisão. Por outro lado, o negar-se a si mesmo e aos interesses egoístas é o verdadeiro segredo da paz, harmonia e amor fraternal.

“As muitas lâmpadas”, que são as verdades dadas por Deus para nos iluminar, o homem as tem apagado com os seus interesses egoístas.

O sono...

Porém, a presença e as exortações do apóstolo não foram suficientes para impedir o sono de pelo menos um dos ouvintes!

A queda de Eutico foi consequência da sua distração.

Não foi por falta de luz que lhe sobreveio o sono.

Eutico caiu desse lugar em decorrência de uma coisa “lícita” (1 Coríntios 10.23).

Na parábola do trigo e do joio, o joio foi plantado enquanto os homens “dormiam” (Mateus 13.25).

Sempre damos desculpas para nossas negligências espirituais fazendo uso de coisas lícitas.

Cuidado! Toda queda começa por coisas lícitas.

A frase: “o prolongado discurso de Paulo” deve ser para nós motivo de ânimo e não de desânimo, pois este “prolongado” quer dizer que o Senhor sempre falará.

A Graça que restaura...

Paulo desce do cenáculo ao lugar onde Eutico estava caído, inclina-se sobre o jovem, abraça-o e diz que sua alma nele está. Portanto, não se tratava aqui senão de restabelecer a relação entre a alma e a organização física. Mas em outros casos semelhantes a alma foi obrigada a regressar ao corpo.

Temos que reconhecer nossa queda e saber que a Graça pode restabelecer e colocar todas as coisas nos seus devidos lugares.

O jovem Êutico foi restaurado e retornou ao lugar onde estava antes de sua queda.

As verdades da Bíblia concernentes à Igreja, tal como foi estabelecida no princípio, permanecem as mesmas.

Normalmente o tempo faz com que as coisas evoluam, exemplo: a ciência, a tecnologia, etc., mas nas coisas do Senhor sempre foi ao contrário. - Êxodo 32.7,8 – Eclesiastes 7.29.

Novamente, na parábola do joio e do trigo vemos o Senhor anunciando a queda de uma coisa que ainda estava por vir!

Temos mais de dois mil anos de Cristianismo e o que vemos hoje nada tem a ver com aquilo que foi estabelecido no princípio!

Êutico...

Este nome quer dizer: ‘afortunado’!

Irmãos, cada um de nós é um Eutico (2 Coríntios 8.9), um privilegiado por ser salvo pela grandiosa obra de Nosso Senhor Jesus e também por receber as verdades de todas as bênçãos que concernem a cada cristão e à Igreja.

Que possamos valorizar tudo isso!

E lembre-se: cuidado com ‘o sono’!