quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Essa é uma palavra que está relacionada com a palavra ‘crer’, e na verdade as duas não podem ser separadas.

No Velho Testamento a palavra ‘fé’ é pouco mencionada, creio que somente duas vezes, em contraste com o Novo Testamento onde ocorre mais de duzentas vezes.

A primeira vez que isso ocorre no Velho Testamento é quando se diz sobre Abraão que "ele creu no Senhor, e isto lhe foi imputado para justiça" (Gênesis 15: 6). Isso é falado em Romanos 4.24 onde a fé do crente é imputada como justiça, ou seja, quem crer Naquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, a justiça lhe será imputada.

Pode ser chamada de fé salvadora. É a confiança em Deus fundada na Sua palavra; é acreditar em uma pessoa, como Abraão creu em Deus. "Quem crê no Filho tem a vida eterna" (João 3: 36).
.
Não há virtude ou mérito na fé em si, mas há nas ligações da alma com Deus. A fé é realmente o dom de Deus (Efésios 2.8). A salvação está no princípio da fé em contraste com as obras da lei (Romanos 10: 9).
.
A verdadeira fé, porém, se manifesta através de boas obras. Se um homem diz que tem fé, é razoável dizer-lhe: "Mostre-me a tua fé por tuas obras” (Tiago 2: 14-26). Caso contrário, se a fé não se manifesta é descrita como 'morta', e é totalmente diferente da real, da fé atuante.
.
A aceitação mental do que é afirmado, como uma mera questão de história, isso não é fé, pois, um homem natural pode crer em coisas tais como aquelas que "também os demônios creem e tremem", mas a verdadeira fé dá alegria e paz.

Há também o poder e ação da fé no andar do cristão: "andamos por fé, não pelo que vemos" (2 Coríntios. 5: 7). Vemos tal fé exemplificada na vida dos santos do Antigo Testamento mencionados em Hebreus 11.

O Senhor muitas vezes teve que repreender Seus discípulos pela falta de fé deles no andar diário. O crente deve ter fé no Deus vivo e na ação Dele sobre todos os detalhes de sua vida cotidiana.

A fé às vezes toma o sentido de "a verdade" que foi registrada (foi escrita), na qual o cristão tem crido, para a salvação de sua alma. Por tal verdade o cristão deve batalhar, porque isto é fundamental, pois muitos falsos profetas têm saído pelo mundo e até mesmo têm estado, inadvertidamente, em associação com os santos (Judas 3).